Sobre

Sobre o Observatório do Setor Espacial Brasileiro.

Logo - Sobre

 

 

O Observatório do Setor Espacial Brasileiro é uma iniciativa da Agência Espacial Brasileira para identificar, coletar, analisar e divulgar dados e indicadores do setor espacial. O objetivo é subsidiar ações dos órgãos públicos responsáveis por conduzir a política espacial do País, bem como dar transparência à sociedade sobre os seus principais resultados e conquistas.

Este portal permite, por meio de painéis, dados e análises, acompanhar os principais dados e indicadores relacionados à atividade espacial no País, e sua evolução ao longo do tempo. Seus dados públicos estão disponíveis para análises e estudos. Contém diversas bases de dados, perpassando por uma grande quantidade de áreas de conhecimento. Para tal é subdividido em áreas temáticas: Governo, Capital Humano, Indústria, Tecnologias Críticas, Pesquisa e Desenvolvimento e Sistemas Espaciais.

A imagem abaixo apresenta uma ilustração da complexidade dos processos e das atividades do Observatório. Utiliza-se a metáfora do iceberg para evidenciar como as atividades nas camadas mais profundas, relacionadas a identificação, coleta, tratamento e consolidação de dados, alimentam uma grande base de informações. Dessa base, decorrem painéis e análises, que culminam nos produtos que atendem aos objetivos do Observatório, inclusive este Portal, localizados no topo do iceberg.

 

Figura 1: Representação da complexidade dos processos internos do Observatório.