Geral

Lançamento do Portal do Observatório

Portal do Observatório do Setor Espacial Brasileiro
lancamento-do-portal.png

A versão do portal do Observatório do Setor Espacial Brasileiro para acesso à sociedade está disponível desde o dia 27 de novembro de 2020.

Nesta primeira etapa, o Observatório contém:

 

  • Informações sobre a política espacial brasileira, seus objetivos, benefícios, principais atores e entregas realizadas durante mais de 60 anos de atuação. Também, descreve-se como se acompanha a política espacial, por meio de ciclos de monitoramento e de avaliação. Acesse aqui para saber mais;
  • O painel da Lei Orçamentária do setor espacial, com dados de planejamento e execução orçamentária e financeira exclusivos para o setor espacial, no ano vigente. Acesse aqui para saber mais;
  • Explicação sobre os conceitos gerais do Orçamento Público, que se utilizam para a interpretação dos painéis e dos relatórios disponíveis no portal. Acesse aqui para saber mais;
  • O painel de cursos de capacitação na Área Aeroespacial, que exibe de forma unificada as diferentes formas de capacitação disponíveis no Brasil para trilhar a área espacial. Acesse aqui para saber mais.

 

O Observatório evoluirá constantemente, com adição conteúdo relevante, de dados e de indicadores. Acompanhe e fique por dentro das novidades!

 

Sobre o Portal do Observatório do Setor Espacial Brasileiro:

 

Em sua concepção, o Observatório é definido como a:

"Estrutura que envolve processos e sistemas capaz de reunir, consolidar e disseminar informações e conhecimentos relativos ao setor espacial no país. Os produtos dela provenientes devem contribuir tanto para a publicidade e transparência, quanto para o acompanhamento, a avaliação e o aprimoramento da gestão das políticas públicas no âmbito do programa espacial brasileiro."

 

Conheça mais sobre o portal na página Sobre.

 

O Observatório é a concretização do esforço conjunto de todos os colaboradores da Agência Espacial Brasileira, a AEB. Seus dados e indicadores foram levantados em oficinas realizadas no final de 2019, com equipes multidisciplinares de todas as diferentes áreas da AEB. 

 

Contribua para a constante evolução do Observatório. Acesse o formulário no portal e envie suas dúvidas, críticas e sugestões.

 

Aqui tem espaço!

registrado em: