ProSAME

Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais – ProSAME.

O Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais – ProSAME é a sistemática que a Agência Espacial Brasileira – AEB utiliza para definir e para selecionar as missões espaciais que adota e executa no âmbito do PNAE 2022-2031.

Cada nova proposta de missão espacial deve seguir um fluxo de atividades que visa a estabelecer a sua viabilidade técnica e a sua aderência à Dimensão Tática do PNAE 2022-2031. As propostas de missões espaciais sofrem aprimoramentos a cada etapa desse processo, que reduzem as incertezas e ampliam as suas chances de adoção pela AEB. A porta de entrada para o ProSAME é a Carteira de Admissão, que, sob coordenação da AEB, agrega propostas em estágios iniciais.

A adoção oficial de uma missão espacial, com a manutenção de orçamento federal, ocorre somente após se concluírem satisfatoriamente os estudos de definição e de viabilidade da proposta, com o delineamento do processo de produção e de suas fases de detalhamento e de qualificação. A AEB deve apoiar esse processo preliminar à adoção.

Ao adotar uma determinada missão, a AEB insere a proposta, na condição de missão espacial, na Carteira de Execução. Compromete-se, a partir daí, com a sua entrega.