Monitoramento

Monitoramento

O monitoramento é um processo contínuo ao longo da implementação de uma política pública. É realizado pelo próprio órgão responsável pela política pública. Tem como objetivo controlar a entrega de insumos, o calendário de trabalho e verificar se os produtos estão de acordo com as metas pactuadas.

Ele subsidia os gestores com informações mais simples e tempestivas sobre a operação e os efeitos do programa, resumidas em painéis ou sistemas de indicadores de monitoramento. Para isso, precisam-se de indicadores coletados e calculados com uma periodicidade que permita aos gestores reagir ainda dentro de um ciclo de execução do programa.

O monitoramento deve ser realizado de forma rotineira, para permitir ajustes no ciclo de gestão de uma política pública (vide figura). Ele permite identificar problemas e falhas durante a execução que prejudicam as ações, os processos ou os objetivos da política pública e, assim, reúne condições para corrigir rumos ou ajustar os planejamentos.

Fonte: Avaliação de políticas públicas: guia prático de análise ex post, volume 2. IPEA, 2018. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/8853. Acesso em: 25/09/2020.

figura-monitoramento.png 

Figura 1: Conceitos Básicos de Monitoramento e Avaliação. Fonte: SOUSA, 2013. Disponível em: https://repositorio.enap.gov.br/handle/1/992. Acesso em: 24/09/2020.